Inspire-se no estilo toscano com plantas ornamentais, gramados e hortas que trazem vida e charme ao jardim.
Localizada no interior de São Paulo, a morada de 850 m², projetada pelo arquiteto Antonio Scarpa, de São Paulo, SP, e executada pela Eleplan, da mesma cidade, em um terreno de 3 mil m², teve o aspecto toscano reforçado pelo paisagismo elaborado por Gilberto Elkis, também da capital paulista. A falsa-vinha (Parthenocissus tricuspidata) é a protagonista da fachada e escala a estrutura texturizada com Terracal (Terracor, disponível em A Estufa) em toda a parte externa da morada, dando-lhe ar de Itália. Já o grande gramado composto por grama-esmeralda (Zoysia japonica) permite à residência um toque campestre. “É como uma casa italiana de campo – que era o sonho do casal. O paisagismo aflora ainda mais esta linha com a vegetação que sobe pelas paredes e por possuir um grande gramado. Ter um tapete verde é comum neste estilo de projeto”, esclarece Scarpa.
“A falsa-vinha protagoniza a fachada, escalando a estrutura texturizada e dando à morada um ar italiano.”
VIDA E SABOR
O exterior exibe espécies como lavanda (Lavandula sp), primavera (Bougainvillea glabra) e costela-de-adão (Monstera deliciosa), além de um bosque de melaleucas (Melaleuca leucadendron). Exemplares de orquídeas (Orchidaceae) encontram lugar entrelaçando-se no pau-ferro (Caesalpinea ferrea), árvore muito ornamental devido à cor diferenciada de seu tronco. Próximas à piscina estão as elegantes unidades de cipreste-italiano (Cupressus sempervirens) que verticalizam o espaço.
“O paisagismo veste o estilo da casa. Ele foi pensado de acordo com arquitetura da região da Toscana para clientes que usam a morada para passar o fim de semana”
Para dar mais sabor, a horta feita em alguidares de cerâmica disponibiliza sálvia (Salvia officinalis), orégano (Origanum vulgare), hortelã (Mentha sp), alecrim (Rosmarinus officinalis), manjericão (Ocimum basilicum) e salsa (Petroselinum crispum), além de outras ervas e temperos. Por ali, ao fundo, uma fonte em granito rústico traz charme ao local. “Está próxima da horta e compõe com esse espaço”, pontua Elkis. Frutíferas também marcam presença no exterior da casa, entre elas o limoeiro (Citrus limon) e a jaqueira (Artocarpus heterophyllus).
“A horta em alguidares de cerâmica traz sabor e aromas, com sálvia, orégano, hortelã e outras ervas.”
ELEMENTOS DO JARDIM
Com execução da EB Malucelli Construtora, de Itu, SP, uma estrutura com formato de banco em pedra moledo foi construída na área externa em torno do fogo de chão. “Ali é um local para vir no período da tarde fumar um charuto. É um ambiente de confraternização”, explica Roberta Escobar, profissional da construtora. O aroma envolvente se dá pela presença das lavandas na parte de trás e a cor, pela mescla de primaveras nos tons branco e rosa.
Para dar as boas-vindas aos que chegam ao setor de lazer, duas primaveras (Bougainvillea spectabillis) fazem as honrarias da varanda e o viburno (Viburnum suspensum) se transforma em cerca-viva, dando privacidade aos que estão no interior do ambiente, mas sem interferir na paisagem e vista exterior. Já o pergolado metálico com vigas de madeira trabalhadas nas contas abriga mesa e poltronas, tornando-se o local ideal para apreciar o entorno verde. “O paisagismo veste o estilo da casa. Ele foi pensado de acordo com a arquitetura da região da Toscana para clientes que usam a morada para passar o fim de semana. Algo que remete a esse local e ao estilo ornamental”, define o paisagista.
Texto Carolina Pera. Fotos Alessandro Guimarães.