Explore o Nongnooch Pattaya, um jardim botânico tropical que encanta os visitantes com seus arranjos deslumbrantes e atmosfera romântica.
O jardim e resort tropical Nongnooch Pattaya é uma homenagem à proprietária Nongnooch Tansacha e apresenta 243 mil hectares de colinas e vales a 15 quilômetros da cidade de Pattaya, na Tailândia. Inicialmente, o terreno foi destinado às plantações de frutas locais – manga (Mangifera indica), coco (Cocos nucifera) e jaca (Artocarpus heterophyllus). Porém, como a dona era uma viajante, uniu o útil ao agradável e, por meio de suas visitas ao exterior, inspirou-se na beleza das áreas de renome mundial e transformou o pomar em um jardim botânico tropical, que foi aberto ao público em 1980.
Rapidamente, tornou-se um dos maiores jardins botânicos da região e, por apresentar constante desenvolvimento, foi chamado de “Paraíso na Terra”. Atualmente, Nongnooch é um dos principais pontos turísticos para quem vai à Tailândia e é considerado o local mais bonito do Sudeste Asiático. Para admirá-lo, mais de 3 mil visitantes de diversos países passam diariamente por lá.
Com mais de dez estilos, há características distintas e uma grande variedade de espécies. Os primeiros são inspirados nos grandes jardins espalhados pelo mundo. O jardim Francês remete ao Palácio de Versalhes, na França, com seus arranjos de flores que evidenciam primavera (Bougainvillea glabra), cica (Cycas revoluta) e flor-de-cera (Hoya carnosa), dispostos em quase dez hectares. O jardim Stonehenge, que remete ao alinhamento das pedras na pacata cidade de Salisbury, na Inglaterra, é cercado por gengibre-tocha (Etlingera elatior), alpínia (Alpinia purpurata), agave (Agave tequilana) e jasmim-da-índia (Quisqualis indica). Para finalizar, o jardim Italiano é distribuído em seções e conta com arbustos, como jasmim-manga (Plumeria rubra), helicônia (Heliconia acuminata), gengibre-tocha (Etlingera elatior), alpínia (Alpinia purpurata), agave (Agave tequilana) e outras espécies perenes. Destacam-se na proposta a cachoeira e as fontes de água, que são elementos-chave do projeto paisagístico, além das esculturas típicas da Itália.
Para os visitantes mais românticos, o multicolorido Floral apresenta desenhos em diferentes formas. A colina da Borboleta leva este nome, pois foi esculpida em uma pequena elevação e se assemelha às asas do inseto. O ambiente é repleto de abetos (Pinaceae), flor-da-paixão (Passiflora alata) e maracujá-poranga (Passiflora coccinea), além das bromélias (Bromeliaceae). E para fechar o ciclo dos apaixonados, o Coração é organizado com plantas da floração e conta com decoração em forma do símbolo do amor. O jardim é bem requisitado por recém-casados e namorados que aproveitam para registrar os bons momentos, principalmente, nas datas festivas.
A área em alusão às bromélias (Bromeliaceae) apresenta uma grande variedade de espécies e híbridos das Américas e é organizada de forma criativa e impactante. Esculturas gigantescas interagem a todo momento com jardins ornamentais e espécies com diferentes estilos e tipos de podas, garantindo diversão aos visitantes. Para enfatizar as palmeiras de todo o mundo, o Nongnooch exibe uma coleção com mais de mil espécies.
Devido à diversidade e aprimoramento dos projetos paisagísticos, o jardim recebeu, durante cinco anos consecutivos, o prêmio RHS Chelsea Flower Show, em Londres, Inglaterra.
NONGNOOCH PATTAYA GARDEN & RESORT
DIAS E HORÁRIOS
De terça a domingo, das 8h às 18h
Entrada franca
Mais informações: www.nongnoochgardenpattaya.com
Texto Beatriz Schadeck e Ana Luíza Lage. Fotos Depositphotos.