Descubra como cultivar e cuidar do Plumeria rubra, uma árvore tropical com flores perfumadas e vibrantes.
Com floração de perfume levemente adocicado, o jasmim-manga é uma árvore que pode chegar a 8 m de altura. Apesar do porte, possui crescimento lento e conta com ramos robustos e casca lisa, acinzentada ou bronzeada. “Por ser uma planta tropical, desenvolve-se melhor em climas quentes, podendo ser utilizada também em ambientes úmidos”, explica o engenheiro agrônomo e paisagista Gilmar Gumy, de Irati, PR.

As flores aparecem nas tonalidades branca, laranja, rósea e vermelha, com algumas variações como branca com o miolo amarelo, laranja com o miolo amarelado e róseo mesclado com amarelo. Segundo o engenheiro agrônomo e paisagista Alexandre Galhego, de Campinas, SP, o jasmim-manga se adapta muito bem a qualquer tipo de solo, desde que seja fértil e drenado. “Entretanto, tem maior predileção pelo arenoso”, complementa Clodoaldo Hergert, proprietário do Sítio Raio de Sol, de Limeira, interior paulista.
Esta espécie ainda é constantemente utilizada na arborização urbana, em calçadas de até 2 m de largura. “É válido atentar que deve haver distanciamento de 6 a 8 m entre cada exemplar, para que tenham espaço suficiente para se desenvolver.” O jasmim-manga não suporta geadas, sendo que durante o outono-inverno perde as folhas e, entre outubro e abril, surgem belas e perfumadas flores. Vale lembrar que é considerado tóxico em função da substância quinina presente em sua seiva, que pode ser bastante prejudicial se ingerida.
Hergert ressalta que, pelo fato de ser decorativo e não precisar de muitos cuidados, profissionais do setor de paisagismo costumam utilizá-lo na criação de jardins, inclusive dispostos em vasos. “Para realizar o plantio, deve-se usar terra vermelha, areia e composto orgânico, fazendo um dreno na cova, que precisa ter tamanho mínimo de 40 x 40 x 40 cm”, explica. Gumy, por sua vez, comenta que, quando em conjunto, propicia um ar tropical ao espaço externo, graças ao rico colorido de sua abundante floração e ao formato arredondado de sua copa.

CUIDADOS
O engenheiro agrônomo e paisagista explica que, tanto em arborização urbana quanto em jardins e vasos, deve-se usar calcário e NPK 10-10-10, além de aplicar mensalmente 300 g de NPK na mesma proporção sobre a terra do canteiro. Ele revela que, nesse processo, o ideal é misturar bem o adubo ao solo, para depois regar. “Por ser uma planta muito florífera, após o segundo ano, é recomendado adubar com NPK 4-14-8.” De acordo com Galhego, o período mais adequado para a adubação se inicia em outubro, com as chuvas, e termina em fevereiro, devendo ser preferencialmente fracionada e com quantidade específica conforme o tamanho do exemplar.
Quanto aos outros cuidados, Hergert afirma que a rega não pode ser excessiva e a poda necessita ser realizada na época de dormência, que acontece em junho e julho. Galhego adiciona que também é possível fazer poda de formação para tornar sua copa proporcional e simétrica, além de eventuais retiradas de galhos secos e doentes. Já a multiplicação acontece por sementes ou estacas de ramos que, antes de serem plantadas, precisam estar cicatrizadas pela ação do ar, em um processo que dura cerca de 24 horas, pelo menos.
JASMIM-MANGA
Nome científico: Plumeria rubra
Nomes populares: jasmim-manga, frangipane, árvore-pagode, plumélia, jasmim-de-são-josé, jasmim-do-pará e jasmim-de-caiena
Origem: América Tropical
Porte: até 8 m de altura
Flores: perfumadas e nas cores branca, laranja, rósea e vermelha
Folhas: grandes, largas e brilhantes, com queda no outono-inverno
Cultivo: isolada ou em grupo
Solo: fértil e bem drenado
Clima: tropical
Luminosidade: pleno sol
Irrigação: frequente
Dificuldade de cultivo: não tolera frio e geada
Multiplicação: por estaquia de ramos ou sementes
Curiosidade: produz seiva tóxica
Texto Fernando Inocente. Edição Renata Putinati. Fotos Evelyn Muller.
Deixe um comentário