Descubra como criar um oásis ao ar livre com técnicas de paisagismo mediterrâneo, preservando árvores nativas e modernizando espaços.
Com inspiração no estilo mediterrâneo, a extensa área aberta ganhou caminhos, pátios e pérgolas que conectam os setores e dão fluidez à paisagem. “A ideia foi mostrar que o jardim pode também ter um retrofit, sem demolição e ganhar novos ares, com modernização dos pisos externos e da iluminação”, disse o profissional, que manteve algumas características e incorporou novidades em espécies, formas e elementos. Ao mesmo tempo, árvores nativas foram preservadas, como ipês (Bignoniaceae), flamboyants (Delonix regia) e mangueiras (Mangifera indica), aliando vistosas sombras à história do local.
Tonalidades em Profusão
Frondosos flamboyants (Delonix regia) com flores de cores intensas dão as boas-vindas enquanto as aromáticas lavandas (Lavandula sp.) compõem cercas-vivas na região da piscina, conferindo colorido e movimento. Sem prejudicar a insolação para os banhos de sol, palmeiras (Arecaceae) emolduradas por buxinhos topiados (Buxus sempervirens) enfatizam o clima refrescante. Destaque também para o ornamental capim-do-texas (Pennisetum setaceum), cujos exemplares estão dispostos em canteiros ao redor da estrutura de lazer. Pelos caminhos sinuosos, é possível admirar a beleza e sentir a fragrância das flores, constituindo verdadeiros passeios sensoriais, graças à diversidade de espécies selecionadas pelo arquiteto paisagista, como a popular camélia (Camellia japonica).
A espécie lambari-roxo (Tradescantia pallida purpurea) forma um tapete de tom arroxeado que contrasta com o predominante verde, enriquecendo ainda mais as sensações experimentadas pelos moradores e seus convidados ao passearem pelo jardim. Os exuberantes agapantos (Agapanthus africanus) adornam a área externa com sua elegância e delicadeza, organizados em total sintonia com as flores perfumadas e delicadas de jasmim-manga (Plumeria rubra) para o deleite de seus apreciadores. A mutante jasmim-da-índia (Quisqualis indica), cujas flores nascem brancas e ficam vermelhas com o tempo, marca presença na proposta de Riscala, que reservou um cantinho especial para estimular as brincadeiras infantis na região do pomar, para a alegria da garotada.
A ambientação dos pátios confere recantos para o relaxamento e momentos de introspecção, e as pérgolas garantem momentos festivos e bate-papos ao ar livre, cercados pela natureza exuberante.
Texto Janaina Silva. Fotos Gui Morelli.