Orquídeas Raras no Vandário de Inhotim

Explore o Vandário de Inhotim, em Brumadinho, que abriga uma coleção única de orquídeas tropicais, incluindo espécies ameaçadas de extinção.

No Jardim Botânico Inhotim, em Brumadinho, MG, está localizado o único vandário aberto ao público no Brasil. O gênero Vanda compreende diversas espécies originárias do Sudeste Asiático e Austrália, que se desenvolvem facilmente em climas tropicais e possuem alto valor comercial.

São mais de 700 exemplares, entre espécies e híbridos, reunidos para contemplação no novo espaço do Instituto Inhotim, que faz parte do projeto de conservação dessas orquidáceas. A coleção tem plantas importadas, em sua maioria, da Tailândia, outras, da Alemanha, e duas ou três espécies reproduzidas por sementeira no Brasil. “O grupo Vandaceous está ameaçado de extinção na região de origem em consequência do avanço do agronegócio”, afirma a analista ambiental do projeto Flora Orchidaceae Inhotim, Diva Silva, responsável pelo vandário.

Encontradas em regiões pantanosas, as vandáceas usam as árvores como suporte, mantendo suas raízes soltas. Além disso, vegetam em locais quentes, iluminados e ventilados. Suas inflorescências são abundantes, apresentando de 10 a 20 flores em uma única haste, que duram cerca de um mês. O grupo é composto por espécies e híbridos de diversos gêneros, como Aerides, Arachnis, Ascocentrum, Christensonia, Neofinetia, Vandopsis, Renanthera, Rhynchostylis, Sarcochilus, Holcoglossum, Trudelia, Paraphalaenopsis, Doritis e Phalaenopsis. O gênero Vanda se destaca pelas flores grandes e de colorido diferenciado.

RARIDADES

Os visitantes podem contemplar no espaço exemplares de Ascocenda Muang Thong ‘Pink Charm’, clonada recentemente, as anãs Dyakia hendersoniana, que produzem hastes florais de até 15 cm com aproximadamente 40 flores perfumadas na cor rósea, Ascocentrum miniatum com o tom alaranjado dominante, a multicolorida e delicada Rhynchorides Bangkok Sunset e também Vascostylis Janice Allison, com flores rosadas e aromáticas que contrastam com o labelo rosa-escuro.

JARDINS TEMÁTICOS

Inaugurado em 22 de março, o vandário está inserido no projeto Jardim Botânico Temático, cuja proposta é promover a sensibilização do público sobre a utilidade e o valor dos recursos vegetais para a vida na Terra. O espaço dedicado às vandáceas é o segundo criado pelo instituto. O primeiro, o Jardim de Pedras, foi instalado ao lado do Viveiro Educador e é inspirado nas paisagens desérticas do México, no qual destacam-se vegetações de clima desértico, como cactáceas, crassuláceas, euforbiáceas, entre outras. Em breve, serão ainda implantados dois novos locais para visitação botânica: a reprodução de um jardim amazônico e outra dos campos rupestres ferruginosos, conhecidos como vegetação de canga, presentes nas áreas de mineração.

VISITAÇÕES

O local está aberto ao público de terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30. Aos sábados, domingos e feriados, o horário de funcionamento é das 9h30 às 17h30. Mais informações: (31) 3571-9753 e www.inhotim.org.br

Texto Janaina Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima