Grama-Preta e Grama-Amendoim

Grama-amendoim

Transforme seu jardim com forrações resistentes e de fácil manutenção.

Saiba mais sobre grama-preta e grama-amendoim e enriqueça seu jardim. Não se deixe levar apenas por como são conhecidas. As espécies grama-preta (Ophiopogon japonicus) e grama-amendoim (Arachis repens) são forrações e não gramíneas como se pode imaginar. Assim, os cuidados e usos são bem diferentes das gramas que suportam pisoteio e podem forrar grandes extensões e formar belos tapetes verdes.

“As forrações dão acabamento aos arbustos e levam colorido ao jardim, enquanto os gramados são recomendados às áreas com tráfego de pessoas e animais”, afirma a engenheira agrônoma e paisagista Daniela Infante, de Petrópolis, RJ.

Outra característica que as distingue é a dispensa de poda, que nas gramas de fato é tarefa primordial para mantê-las sempre verdejantes e vivas. Segundo a profissional, são plantas menores, mas de maior crescimento, cultivadas em mudas, com espaçamento de 25 cm, que fecham o canteiro em três meses.

Em relação à irrigação, o engenheiro agrícola e gerente-geral José Giacoia Neto, da Rain Bird Brasil, de Uberlândia, MG, destaca que existem duas possibilidades para manter a rega sempre em dia das forrações. “O aspersor possui 10 cm de elevação do pop-up e é indicado para espécies de pequeno porte com até 15 cm de altura, e o gotejador é ideal para irrigar pequenos espaços e maciços”, esclarece.

“A grama-preta e a grama-amendoim são empregadas quando se quer uma vegetação rasteira”, explica Daniela. Aposte nelas para compor canteiros, bordaduras, executar caminhos entremeados por pedras, revestir taludes e criar recantos com nuances contrastantes.

Grama-Preta

  • Nome Científico: Ophiopogon japonicus
  • Nomes Populares: Grama-preta, Grama-japonesa e Pelo-de-urso
  • Família: Ruscaceae
  • Origem: Ásia, China e Japão

Sem caule e com folhas finas e escuras, ela é utilizada em regiões sombreadas. Deve ser cultivada sob sombra ou pleno sol, em solos férteis e bem drenáveis, enriquecidos com matéria orgânica, com adubações semestrais e regas regulares.

Grama-Amendoim

  • Nome Científico: Arachis repens
  • Nomes Populares: Grama-amendoim, Amendoim-forrageiro, Amendoim-rasteiro, Amendoinzinho
  • Família: Fabaceae
  • Origem: América do Sul e Brasil

Forma um colchão verde com flores amarelas. É utilizada para proteção de taludes. Deve ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Tolera secas, mas não geadas.

Texto Janaína Silva. Fotos [1] Alessandro Guimarães e [2] Gui Morelli.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima