Jardim Tropical com Toque Europeu

Descubra como combinar espécies tropicais e um estilo europeu para criar um jardim elegante e sustentável. 

O colorido das flores e a exuberância das folhagens presentes ao redor de toda a casa são marcantes na proposta assinada pela paisagista Sonia Infante, da Arteiro, de Petrópolis, RJ. Disposto em canteiros e invadindo ambientes internos e coberturas, o verde é companhia constante dos moradores que solicitaram um jardim florido com toque europeu, distinguindo-se pelos formatos e traçados estruturados, mas sem dispensar a beleza das espécies tropicais.

“Como a morada foi implantada na parte alta do terreno para favorecer a vista panorâmica, o paisagismo criou acessos e escadas para o aproveitamento do terreno”, esclarece a paisagista. Os elementos foram projetados para permitir o plantio de grama-amendoim (Arachis repens) entre os degraus executados com granito. O resultado é um agradável e contínuo passeio orgânico pelo extenso tapete verde de grama-esmeralda (Zoysia japonica).

Outro aspecto considerado para a definição do projeto foi a criação de um jardim perene e de fácil manutenção, empregando plantas tropicais e subtropicais bem-adaptadas ao clima montanhês.

PAISAGEM ORNAMENTAL

Nas boas-vindas, o destaque é a combinação de nuances e texturas das espécies que levam frescor e leveza à construção. Cica (Cycas revoluta), barba-de-serpente (Ophiopogon jaburan), pata-de-elefante (Beaucarnea recurvata) e roseiras (Rosaceae) ladeiam a escada de acesso à entrada principal, enquanto os jasmim-dos-poetas (Jasminum polyanthum) revestem os pilares dos beirais da cobertura para adicionar graça e delicadeza.

Moreias (Dietes bicolor) e russélias (Russelia equisetiformis) surgem para alegrar com suas cores os recantos que cercam a morada. A atraente palmeira-azul (Bismarckia nobilis) também está em evidência em um dos canteiros ao longo do gramado.

Pelo amplo quintal, bromélias (Bromeliaceae) e orquídeas (Orchidaceae) enfeitam os troncos das árvores já existentes. Sonia usou ainda, para os detalhes e forrações, as resistentes suculentas e a graciosa dinheiro-em-penca (Callisia repens).

“O paisagismo foi criado para dar alegria e privacidade às estruturas de lazer”, enfatiza a paisagista. Assim, pelos setores da piscina e da varanda é possível admirar os harmônicos canteiros compostos por espécies de diferentes portes e folhagens, como antúrios (Anthurium andraeanum), kaizuka (Juniperus chinensis torulosa) e palmeiras, como ráfis (Rhapis excelsa), areca (Dypsis lutescens) e fênix (Phoenix roebelenii).

O charme do local fica por conta do teto verde formado com trepadeiras, como a primavera (Bougainvillea glabra), que avança sobre a área de diversão, valorizando a sombra e ajudando no conforto térmico dos ambientes dedicados aos momentos festivos.

Texto Janaina Silva. Fotos Alessandro Guimarães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima