Conheça o Growht, vaso inovador que se expande, eliminando o reenvase e acompanhando o crescimento das plantas.
De aparência futurista, o Growht é um dos sonhos da jardinagem: trata-se de um vaso que cresce junto com a planta, acabando com a necessidade de reenvase. Desenvolvida por Bike e Begum Ayaskan, gêmeas recém-graduadas em Design pelo Royal College of Art, em Londres, UK, a tecnologia busca reproduzir aspectos naturais. “Os espaços e objetos que nos cercam são muito estáticos. Na natureza, tudo se adapta, cresce, floresce, se degrada, morre e é reabsorvido. Com esse projeto, quisemos mostrar que até um simples vaso pode ser melhorado para adaptar-se ao ciclo da vida”, explica Bike.
“O vaso Growht expande com a planta, eliminando a necessidade de reenvase e oferecendo espaço de crescimento contínuo.”
O produto foi pensado para acomodar especialmente árvores e espécies grandes, desde sua germinação até o crescimento completo. Uma árvore pequena, geralmente, precisa ser reenvasada de três a quatro vezes. Mas o vaso Growht, com seu design geométrico, é capaz de expandir seu volume de cinco a seis vezes, tornando desnecessária a troca de recipiente. “Conforme a planta cresce, o vaso é empurrado para fora – pelas próprias raízes ou mesmo com a ajuda de pessoas – e basta adicionar mais terra. Esse processo permite que a habitante não se sinta inibida pelas bordas de seu vaso”, diz a designer.
“Inspirado na natureza, o Growht adapta-se ao ciclo da vida, acompanhando o crescimento e necessidades da planta.”
A ideia, que nasceu como projeto universitário, usou tecnologias simples, mas minuciosamente planejadas. “Procuramos por métodos que pudessem fornecer mudanças em todas as dimensões e encontramos no origami triangular a fórmula ideal. Assim, calculamos a equação capaz de gerar o formato cilíndrico perfeito para um vaso. O padrão atingido pode ser modificado para apresentar mais ou menos faces triangulares.” Uma fina folha de polipropileno compõe as laterais do recipiente e uma malha do mesmo material foi colocada na base, permitindo a drenagem da água. O produto deve começar a ser comercializado no segundo semestre de 2016, pela internet e através de varejistas no Brasil e outros países