Explore o Jardim Botânico do Deserto: Atrações Únicas e Plantas Raras no Arizona

Conheça o único jardim botânico do mundo especializado em plantas do deserto, com mais de 50 mil espécies raras e trilhas temáticas.

Uma infinidade de cactos (Cactaceae), áloes (Asphodelaceae) e agaves (Agavaceae) surpreende tanto quanto os números que o Desert Botanical Garden coleciona desde sua inauguração, em 1939. Localizado em Phoenix, no estado norte-americano do Arizona, o jardim botânico do deserto ocupa 140 acres e possui mais de 50 mil plantas em exposição, distribuídas em 141 famílias, entre elas cerca de 400 espécies raras ameaçadas ou em extinção.

Distingue-se por ser o único do mundo especializado em plantas do deserto e um dos poucos cujas coleções incluem biblioteca, herbário, espécimes vivos e plantas raras e ameaçadas de extinção. Foi idealizado pela ambientalista Gertrude Divino Webster e pelo paisagista Gustaf Stark, movidos pela vontade de valorizar e promover a singularidade dos desertos do mundo, particularmente o de Sonora, na divisa entre os Estados Unidos e o México.

O Jardim Botânico do Deserto tem cinco trilhas temáticas que ilustram a variedade do bioma. A trilha Garden’s Desert Discovery mostra plantas do deserto de todo o mundo. A Plants & People of the Sonoran Desert explora como as plantas do deserto são usadas para alimentação, atividades e ferramentas culturais. A Sonoran Desert Nature ilustra a relação entre plantas e animais do deserto. O Center for Desert Living apresenta ideias e estratégias sustentáveis para conviver com a natureza. A Harriet K. Maxwell Desert Wildflower explora a diversidade de flores silvestres do deserto.

Com a missão de promover a excelência no ensino, pesquisa, exposição e conservação de plantas do deserto do mundo, com ênfase no sudoeste dos Estados Unidos, o Jardim Botânico do Deserto é um dos 20 jardins botânicos credenciados pela Associação Americana de Museus.

Na programação de eventos, há uma diversidade de festejos e celebrações que marcam as estações, incluindo exposições sazonais e visitas especializadas. O jardim oferece também palestras e oficinas sobre deserto, paisagismo e horticultura, arte da natureza e fotografia, arte botânica e ilustração, saúde e bem-estar e história natural.

Texto Janaina Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima