Keukenhof: Atração Imperdível para Amantes de Tulipas

Visite o icônico parque holandês e maravilhe-se com 800 variedades de tulipas.

Não há como pensar na Holanda sem lembrar das tulipas (Tulipa hybrida), das bicicletas e dos moinhos. O melhor resumo de tudo isso pode ser encontrado em Keukenhof, parque que abriga mais de 7 milhões de bulbos floridos na primavera todos os anos. Nos seus 32 hectares, há 800 variedades de tulipas, além de outras espécies.

O local é aberto à visitação apenas oito semanas por ano e, em 2015, dará as boas-vindas ao público de 20 de março a 17 de maio. Anualmente, as plantas são cultivadas, mostradas em sua plena floração e, ao final dela, são colhidas para que se dê um novo ciclo de plantação, florescência e colheita, que começa no outono. O passeio pelo parque pode ser feito a pé, de bicicleta, de barco ou até mesmo com um pequeno avião.

Os bulbos plantados que ficam em exposição durante a temporada são fornecidos por cerca de cem expositores, os quais não poderiam ter uma vitrine melhor para suas plantas. De acordo com o parque, 75% dos visitantes vêm do exterior. Além das flores e plantas, o local abriga aproximadamente cem obras de arte.

PÓS-IMPRESSIONISMO HOLANDÊS

Com um novo visual todo ano, o plantio do parque é redesenhado seguindo um tema. O de 2015 é em homenagem ao artista holandês Van Gogh (Vincent van Gogh, 1853-1890): “125 anos de inspiração”. Baseado nos autorretratos de Van Gogh, o “Selfie Garden” oferece o ambiente ideal para tirar selfies, com flores brilhantes que refletem nos espelhos, proporcionando efeito caleidoscópio, lembrando as obras do pós-impressionista. Uma oficina também foi disponibilizada. Basta sentar-se atrás da armação do pintor, colocar o chapéu e pegar os pincéis e tintas para achar-se um verdadeiro artista.

Outro ponto alto da 66ª temporada é o mosaico de 250 m² composto de milhares de tulipas de diferentes colorações que formam uma imagem com base no autorretrato do artista, plantadas em outubro de 2014; além da tulipa Vicent van Gogh no “Walk of fame”.

O local possui diferentes jardins inspiradores, dentre eles o “Herb Garden”, no qual há ervas e flores bulbíferas perfumadas, como Hyacinthus orientalis (jacinto) e Narcissus cyclamineus (narciso), além das tulipas nas cores laranja (‘Ballerina’), rosa (‘Angelique’) e amarela (‘Verona’). Com vista espetacular dos campos floridos, é possível degustar uma xícara de chá de hortelã (Mentha sp.) fresco e um bolo de cenoura.

Já o “Amsterdam Canal Garden” possui um verde dinâmico ao longo do canal e flores espetaculares, como o Muscari armeniacum (jacinto-uva) e diferentes colorações de tulipas. O “Romantic Garden” leva flores em tons pastel e uma casa de veraneio que parece ter saído de um conto de fadas, um local ideal para casais. No “Rob Garden” há atrações ao vivo. Rob Verlinden, jardineiro e apresentador holandês, constrói e decora o jardim durante o primeiro final de semana da temporada e mostra isso em seu programa televisivo. Móveis e acessórios ganham uma segunda vida no “Outlet Garden”, local onde a palavra-chave é criatividade. Ambiente clássico contemporâneo em tons vermelho-sangue e berinjela, que abraça tulipas que levam os nomes de ‘Black Parrot’, ‘Queen of the Night’, ‘Merlot’ e ‘Nightrider’. O prazer culinário para os insetos está no “Insect Garden”, local que serve de inspiração para as pessoas utilizarem a ajuda de abelhas e borboletas no plantio de bulbos em seus próprios jardins. Para finalizar, há ainda o “Innovation Garden”, no qual é fornecida uma visão prévia das próximas novidades criadas pelos produtores holandeses de bulbos – flores surpreendentes, com formas atípicas e combinações de cores únicas, como o narciso Ring Diamond. O que não falta é beleza.

HISTÓRIA DE KEUKENHOF

O nome Keukenhof, que significa jardim de cozinha, foi dado ao local quando este ainda era um pedaço de natureza intocada, usado apenas para caça e colhimento de ervas, verduras e frutas para a cozinha do castelo da Condessa Jacoba van Baviera. Após sua morte, em 1436, a propriedade passou pelas mãos de diversas famílias e comerciantes, incluindo o barão e a baronesa Van Pallandt, que solicitaram aos arquitetos paisagistas Jan David Zocher e Louis Paul Zocher o projeto de um jardim em torno do castelo, isso em 1857. Estes mesmos profissionais realizaram o parque Vondelpark, em Amsterdã.

Mas foi só em 1949 que o local se tornou um parque de primavera, quando um grupo de expositores decidiu usar o local para realizar exposições de flores. No ano seguinte, o parque abriu seus portões ao público e foi um sucesso imediato, com 236 mil visitantes, e nos últimos 65 anos se transformou em uma atração mundialmente conhecida. Em 2015, são esperados 800 mil visitantes vindos de diferentes locais.

KEUKENHOF Lisse Holland

DIAS E HORÁRIOS – De 20 de março a 17 de maio, das 8h às 19h30

ENTRADA – € 16 (adultos) e € 8 (crianças de 4 a 11 anos). Menores de 3 anos não pagam

MAIS INFORMAÇÕES – www.keukenhof.nl 

Texto Carolina Pera

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima