Espaço Gourmet em Jardim Tropical: Estilo e Conforto

Projeto paisagístico une natureza e conforto em residência litorânea.

Com localização privilegiada em frente ao mar, no litoral sul baiano, a morada é ideal para os momentos de diversão e relaxamento. Com arquitetura assinada pelo escritório Saraiva + Associados, de São Paulo, SP, o projeto paisagístico foi solicitado à arquiteta paisagista Cida Cutait, da capital paulista. “A proposta do paisagismo entrou em sintonia com a arquitetura e o cenário ao redor”, explica a profissional.

O desejo do proprietário era uma área gourmet e acessos facilitados tanto para as estruturas comuns do local quanto para a praia. Assim, as condições do terreno foram preservadas, criando-se escadas para permitir o ir e vir e uma contenção próxima à churrasqueira em semicírculo executada em pedra para tornar ainda mais convidativos os ambientes ao ar livre.

A arquiteta paisagista apostou em materiais mais rústicos e garantiu a harmonia com o estilo arquitetônico da residência. “Os caminhos e as escadas são de madeira de demolição e suavizam os desníveis”, afirma ela. O ambiente gourmet ganhou um pergolado de madeira com telhas translúcidas e forro de biriba, coberto com as delicadas florescências azuis da tumbérgia (Thunbergia erecta), que atraem com o perfume beija-flores, mamangavas e borboletas, alegrando o local.

PROFUSÃO DE NUANCES
Entre as espécies já existentes no lote, os cajueiros (Anacardium occidentale) foram preservados, pois, de acordo com a profissional, não toleram o transplante após atingirem a fase adulta. Assim, as formas irregulares das copas e caules levaram charme ao setor, combinadas às folhagens e cores intensas das plantas selecionadas para compor o jardim.

Por estar na praia e bastante exposta à maresia, o critério para a escolha da vegetação considerou a adaptação das plantas às condições climáticas e ao tipo de solo, colorindo a ampla área verde ao redor da casa, com os tons das exuberantes flores e folhagens tropicais, como bromélias (Bromeliaceae), primavera (Bougainvillea glabra), bulbine (Bulbine frutescens), clúsia (Clusia fluminensis), guaimbê (Philodendron bipinnatifidum), helicônia (Heliconia rostrata) e orquídea-bambu (Arundina bambusifolia). “Adotei a vegetação tropical pois se adapta melhor às condições litorâneas”, fala Cida.

O porte das plantas contribui ainda para levar privacidade à piscina e preservar a vista privilegiada, como as folhas recortadas e de verde intenso da guaimbê. A estrutura de concreto armado possui 45 m² e ao redor, com decoração da designer de interiores Silvia Guedes Moraes, de São Paulo, SP, confortáveis espreguiçadeiras e cadeiras convidam para admirar a paisagem litorânea e usufruir de amplo descanso ao ritmo das ondas.

Texto Janaina Silva. Fotos Tarso Figueira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima