Explore o projeto paisagístico que une estética moderna, com plantas e elementos integrados.
Criar espaços confortáveis e encantadores para que os proprietários pudessem desfrutar de momentos agradáveis junto à natureza na companhia de familiares e amigos foi a missão dos profissionais da Landscape Jardins, escritório do Rio de Janeiro, RJ, comandado pelos sócios Suzi Barreto e Claudio Pedalino. “O jovem casal buscava desfrutar a vida ao ar livre. Assim, pediram que o projeto valorizasse a convivência, com área verde que servisse de pano de fundo para todo o setor social e varanda”, relatam os profissionais.
Para acrescentar equilíbrio à vivenda, a proposta contemplou toda a arquitetura de exteriores, lagos, decks e pisos. Segundo eles, o grande diferencial foi projetar o exterior, juntamente com a especificação e composição verde, proporcionando um resultado simétrico e integrado. “O paisagismo vai além da escolha de plantas”, enfatizam.
COMPOSIÇÃO HARMÔNICA
Seguindo o estilo contemporâneo da residência, extensos volumes conferiram leveza ao conjunto. Espécies de grande porte destacam-se no espaço, como jabuticabeira (Myrciaria cauliflora), em frente ao pano de vidro, e pândano (Pandanus veitchii), característico por raízes aéreas, posicionado no deck. Pelo caminho, Strelitzia reginae colore e dá movimento. Já na região do lago, Dianella tasmanica leva diversidade de tons e balanço ao setor. Para a definição das espécies, as condições espaciais e agronômicas do local, além da composição estética e o desejo dos proprietários foram analisadas. “O grande segredo do paisagismo é transmitir a personalidade dos clientes”, dizem.
Para emoldurar a piscina, exemplares de palmeira-leque (Licuala grandis) foram plantados, pois além de beleza não prejudicam os banhos de sol, por não ocasionarem sombras, e um maciço de orquídea-bambu diminui o peso do muro e dá delicadeza com suas flores rosas. O piso de mármore travertino segue o conceito contemporâneo e amplia o local.
A combinação de espécies de porte médio, com diferentes volumetrias e tonalidades foi a solução encontrada para disfarçar as extensas muradas e minimizar o impacto visual da construção e a sensação de empoçamento. Pleomele (Dracaena reflexa) adiciona luminosidade ao jardim enquanto a alpínia (Alpinia purpurata) ornamenta a região com suas flores o ano inteiro. “É possível projetar uma área verde bela e de impacto, com simples cuidados e que não exija alta manutenção”, enfatizam.
Entre os desafios, houve a necessidade de camuflar em meio às espécies um gerador de energia. O desfecho foi um bonito painel em marcenaria que dialoga com a arquitetura da morada.
LAGO ENCANTADO
Executadas em mármore travertino, placas soltas entremeadas com grama-esmeralda (Zoysia japonica) equilibram conforto e estética. O deck de madeira é o elemento de transição entre o jardim e a arquitetura, material natural que também aquece o ambiente. Na área da jabuticabeira, seixos naturais soltos permitem pisoteio para a colheita quando o pé está carregado.
Decorativo e atraente, o lago dá as boas-vindas e o colorido dos peixes encanta os visitantes e moradores. Para adornar a área, a vegetação escolhida mescla tons de verde e amarelo que valorizam o espelho d’água verde-esmeralda, obtido pelo uso do revestimento natural de pedra hijau.
Texto Janaína Silva Fotos Alessandro Guimarães