Explore o projeto paisagístico, que integra elementos naturais e arquitetura contemporânea.
Poucos elementos e farto apelo estético. É assim que o arquiteto paisagista Marcelo Faisal, de São Paulo, SP, define o projeto paisagístico da casa de veraneio na cidade histórica de Paraty, no litoral sul fluminense. A presença da estrutura contemporânea, cuja arquitetura leva a assinatura do renomado arquiteto Marcio Kogan, da capital paulista, impacta o cenário em composição harmônica com o verde do entorno.
Em uma proposta minimalista, o arquiteto paisagista definiu o frondoso flamboyant (Delonix regia), com suas belas flores nos tons alaranjado e vermelho, como destaque na fachada para levar sombra e frescor ao local. Ao lado, um viçoso maciço de moréias (Dietes bicolor) dá movimento e ornamenta a entrada, com florações durante todo o ano. “O clima tropical, a beleza e a baixa manutenção nortearam a escolha das espécies”, explica o profissional. Como o terreno era plano, no mesmo nível do mar, Faisal comenta que não houve necessidade de reforma ou intervenção e que, dessa forma, a implantação e a circulação foram beneficiadas ao acompanharem as condições naturais existentes. “O diferencial do projeto é a extrema simplicidade que garante o alto grau de sofisticação”, conceitua.
O conjunto de jabuticabeiras (Myrciaria cauliflora) é o elemento principal no pátio lateral da morada, compondo um diálogo com as linhas retas da morada, de maneira elegante e mutante, ao apresentar floradas e frutos, no decorrer das estações. Para adicionar privacidade aos moradores, o arquiteto paisagista projetou uma cerca-viva que ladeia o terreno, composta pelas azuladas tumbérgias (Thunbergia erecta), espécie trepadeira que colore o setor.
A varanda e a piscina, dispostas nos fundos do lote, asseguram a comunicação e a circulação entre as áreas internas e externas da construção. Faisal enfatiza a simplicidade do acesso principal feito pela passarela de madeira à estrutura, cercada por deque para os banhos de sol. O extenso e uniforme tapete verde de grama-esmeralda (Zoysia japonica) se estende até a região do lazer, na qual os coqueiros (Cocos nucifera) emolduram a piscina e evidenciam o ar tropical, com o balançar de suas palmeiras.
Texto Janaina Silva. Fotos Alessandro Guimarães