Paisagismo de estilo tropical deixou o ambiente mais encantador
Uma casa com um jardim para ser contemplado durante o ano inteiro. Essa é a definição da arquiteta paisagista Anna Avorio Lellis Saraceni, de Florianópolis, SC, responsável pelo projeto paisagístico da morada. Seguindo o estilo tropical, a área verde foi elaborada de acordo com a arquitetura da casa, insolação local e proximidade do mar. Para deixar o local ainda mais bonito, a profissional apostou em espécies perenes, pois não precisam ser substituídas com frequência, além de plantas com diferentes texturas, cores e volumes. “Fizemos isso para criar contrastes impactantes nos canteiros principais”, afirma. Anna apostou na palmeira-garrafa (Hyophorbe lagenicaulis) como protagonista do espaço. Como a casa já estava pronta durante a implantação do projeto, o relevo original do terreno foi preservado.



ESCOLHIDAS A DEDO
Com a intenção de valorizar a entrada principal, a ideia foi investir em um jardim contemporâneo. Os clientes escolheram espécies tropicais com diferentes tons e que dialogam com a arquitetura da casa. Para decorar o jardim, diferentes exemplares marcam presença. Na área da piscina, a escolha foi por palmeira-garrafa (Hyophorbe lagenicaulis) e bromélias do tipo porto-seguro (Aechmea blanchetiana) e bromélia-vermelha (Neoregelia fireball). Já a entrada social ganhou vida com pata-de-elefante (Beaucarnea recurvata) e bromélia-imperial (Alcantarea imperialis).
Árvore-do-viajante (Ravenala madagascariensis), bola-de-neve-mexicana (Echeveria elegans), fórmio rubro (Phormium rubrum) e agapanto (Agapanthus africanus) foram utilizados na parte posterior do terreno. Com a intenção de dar mais privacidade, já que o condomínio não possui muros, a opção foi por pinheiro-de-buda (Podocarpus macrophyllus).
O paisagismo se destaca pelo jardim jovem e ampla utilização de espécies vegetais com cores fortes. “É um projeto paisagístico que respeitou a arquitetura contemporânea e incorporou espécies vegetais que valorizaram o local. Além disso, por meio do colorido, a área transmite o alto astral dos clientes”, afirma a profissional.
O resultado ficou bastante satisfatório e alcançou o objetivo que era a valorização da residência e convívio familiar, respeitando o perfil dos proprietários.

Texto Vanessa Barcellini. Fotos Alessandro Guimarães.
Deixe um comentário