Trepadeiras Ideais para Muro e Jardim: Beleza, Privacidade e Floração Incrível

Encontre as trepadeiras perfeitas para dar vida ao seu jardim com cor, privacidade e fácil cultivo.

Na hora de planejar o jardim, é preciso pensar em todas as opções de espécies para encontrar a ideal para o seu cantinho. Quando a ideia é investir na beleza dos muros, pérgolas ou caramanchões, vale apostar nas trepadeiras, pois apresentam folhagens volumosas e caimentos acentuados. Destacam-se também por bloquear a incidência de ventos e raios solares e são perfeitas para proporcionar privacidade aos ambientes.

Se a intenção for levar um pouco de cor, existem as trepadeiras floríferas que deixam o jardim mais encantador. Porém, vale lembrar que a recompensa não é imediata e é necessário muita dedicação e cuidado para fazer com que elas cresçam com sucesso. A dica é escolher a espécie, entender as necessidades de cada uma delas e planejar o espaço ideal para garantir o crescimento adequado.

Alamanda (Allamanda cathartica)


Quem gosta de amarelo-ouro fica encantado com essa espécie. Com flores singelas e rústicas, é capaz de enfeitar o jardim durante o ano inteiro. Adora sol pleno, solo fértil e regas periódicas. Além disso, é indicada para estruturas mais resistentes, devido ao peso dos seus galhos. Mas atenção, é tóxica e sua seiva pode causar irritações na pele.

Mandevilla (Mandevilla, Dipladênia, Jalapa-do-campo ou Jasmim-brasileiro)


A Mandevilla é perene, rústica, floresce ainda bem jovem e se destaca pelas grandes flores. É indicada para qualquer tipo de suporte, desde o mais leve até os mais estruturados. Para florescer o ano inteiro, é preciso apostar em um ambiente com sol pleno ou meia sombra e solo rico em matéria orgânica. Gosta de regas moderadas e não suporta frio. É uma planta tóxica, e suas seivas podem causar irritações na pele.

Sete-léguas (Podranea ricasoliana)


A sete-léguas é uma trepadeira rústica, de crescimento acelerado e com linda floração em tons de rosa. Graças ao seu perfume, atrai muitos pássaros. Necessita de sol pleno, porém, prefere climas mais amenos. É preciso escolher bem o local onde será inserida, pois pode chegar a 10 m de comprimento, atingindo telhados e coberturas. Para evitar esse tipo de problema, é importante estar sempre atento às podas.

Jasmim-estrela (Jasminum nitidum)


Flores brancas com formato de estrela e um delicioso aroma – assim pode ser definido o jasmim-estrela. Suas folhas são verde-escuras e brilhantes, contrastando com as flores. Além de rústica, é versátil e perene, necessitando de tutoramento para escalar suportes. Se for plantada em vasos, devem ser usados modelos grandes. Pode ser cultivada em qualquer região, inclusive nas mais frias.

Madressilva (Lonicera japonica)
Para quem gosta de contemplar flores delicadas e perfumadas, essa é a trepadeira ideal. A folhagem escura e densa contrasta com as flores de coloração branca e amarela. É perene e de crescimento fácil, porém, deve ser cultivada sob sol e em solo rico em matéria orgânica. Vale lembrar que ela precisa ser regada periodicamente.

Sapatinho-de-judia (Thunbergia mysorensis)


É uma trepadeira com inflorescências longas e pendentes, compostas por flores de coloração amarela e marrom-avermelhado. Suas folhas são ornamentais e verde-escuras. Deve ser cultivada em pleno sol ou meia sombra, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, lembrando-se de regar regularmente.Lágrima-de-cristo (Clerodendrum thomsonae)
Com crescimento mais lento, é semi-lenhosa e de efeito incrível. Possui folhas com coloração verde-escura, nervuras profundas e bem marcadas. As inflorescências são ramificadas e produzem muitas flores vermelhas, envolvidas por um cálice branco, com longos estames. Floresce na primavera e no verão e deve ser cultivada em solo fértil, sempre em pleno sol.

Tumbérgia-azul (Thunbergia grandiflora)


A tumbérgia-azul aparece como opção para quem procura flores bem campestres e com crescimento rápido. Se adapta em diversos lugares e necessita de regas periódicas e de sol no período da manhã. Pode ser encontrada em tons de azul, lilás e branco e atrai abelhas e borboletas.

Amor-agarradinho (Antigonon leptopus)
Quer optar por trepadeiras com flores delicadas em tons rosados e brancos? O amor-agarradinho possui flores em formato de coração e coloração rosa. Por não ser muito vigorosa, se adapta bem a qualquer tipo de suporte e é tolerante ao frio. Se adubá-la periodicamente, a floração será intensa.

Primavera (Bougainvillea spectabilis)


A primavera é uma trepadeira lenhosa e com grande florescimento. Suas folhagens são pequenas, brilhantes e levemente alongadas, enquanto as flores apresentam coloração amarela-creme, envolvidas por brácteas rosas. Suporta bem o frio e requer podas e manutenção anual para estimular o florescimento e renovar parte da folhagem. Produz longos ramos e pode se estender até 6 m de comprimento.

Texto Vanessa Barcellini
[1] Chico Lima, [2] Evelyn Müller, [3] João Gimenez, [4] Larissa Scalon, [5] Patrícia Cardoso,
[6] Shutterstock/Callin Tatu, [7] Shutterstock/Oumjeab, [8] Tatiana Villa e [9] Tarso Figueira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima