Projeto Verde de Alto Impacto

Conheça um projeto paisagístico inovador, com plantas de baixo custo e manutenção mínima.

Múltiplos tons, ausência de florações e plantas que exigem pouca manutenção são as principais características da extensa área verde projetada pelos irmãos e arquitetos paisagistas Luiz Felipe e Luiz Gustavo Camargo Gomez, da Folha Paisagismo, na capital paulista.

A grandiosidade das espécies e maciços escultóricos completam e valorizam o projeto do arquiteto Sérgio de Oliveira, de São Paulo, SP, para a residência localizada em Aldeia da Serra, no município de Santana do Parnaíba, SP. “Em qualquer época do ano o setor está bonito, pois não foram utilizadas flores ou espécies delicadas”, enfatizam.

Na fachada, destacam-se Beaucarnea recurvata (pata-de-elefante), Agave attenuata (agave-dragão), Phoenix roebelenii (palmeira-fênix) e Phormium tenax (fórmio), deixando-a ainda mais imponente e requintada.

Como são também arquitetos, os profissionais explicam que ao projetarem um jardim se preocupam em favorecer o estilo arquitetônico. “Buscamos marcar os acessos, dar privacidade, disfarçar as casas vizinhas, com o cuidado de não esconder a morada”, afirmam. Assim, no portal de entrada criaram alamedas de Phoenix roebelenii e na área da piscina, maciços de Phormium tenax disfarçaram a região, antes bastante exposta. De acordo com eles, por meio do paisagismo é possível conceber uma barreira visual atrativa.

Na área de lazer, sobressaem-se Wodyetia bifurcata (palmeira-rabo-de-raposa), Tradescantia zebrina (lambari-roxo) e Phormium tenax (fórmio), cujas tonalidades distinguem-se do azul do interior da estrutura. “Preferimos empregar folhagens graúdas, espécies não caducas e sem espinhos, para gerar o mínimo de manutenção para a retirada de folhas pequenas da água e não agredir os usuários”, esclarecem os profissionais da Folha Paisagismo.

NUANCES

A Zoysia japonica (grama-esmeralda) reveste toda a área e nos canteiros a forração é de Arachis repens (grama-amendoim) e Tradescantia zebrina (lambari-roxo), compondo um tapete multicolorido, entremeado por caminhos executados em porcelanato no padrão pedra, combinados ao mesmo material imitando madeira presente ao redor da piscina.

O espaço conta com drenagem e sistema automático de irrigação. Segundo os profissionais, para a instalação das tecnologias, o terreno foi totalmente revolvido, sendo necessária a correção dos níveis do solo antes de iniciar a implantação do jardim. O resultado é uma área verdejante sempre atual, harmônica com o cenário e propícia à contemplação.

Texto Janaina Silva Fotos Gui Morelli

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *